Adwords X SEO

Tanto o SEO quanto o Google Adwords são ferramentas fundamentais para a geração de tráfego e aumento de conversões, vamos entender seu funcionamento para decidir qual utilizar.

As discussões, comentários e análises sobre assuntos relacionados ao SEO e a utilização do Google Adwords são constantes no mercado do marketing digital há anos e mesmo assim, nunca nenhum profissional conseguiu encontrar a resolução perfeita para essa questão.

Na realidade, eu prefiro pensar que não existe uma resposta mais certa ou mais errada, pois ambas as estratégias são fundamentais para o bom funcionamento de um negócio online. No entanto, o que precisa ser analisado é em que fase o seu projeto está e qual é a real necessidade dele no presente momento.

Entenda que tanto o SEO, quanto o Google Adwords são ferramentas fundamentais para a geração de tráfego e aumento de conversões, porém é preciso entender muito bem o seu funcionamento para viabilizar ou não o seu uso.

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Você pode querer me questionar:

  1. Qual delas é ideal para o meu negócio?
  2. Qual delas me trará resultado rápido?
  3. Qual delas me dá resultado garantido?

As dúvidas são sempre inúmeras e confesso para você que não tenho uma resposta certa para cada questão, pois me sinto na obrigação que te dizer que tudo irá depender do seu tipo de negócio, dá fase do processo em que está e de diversas outros fatores que devem ser analisados com muito cuidado.

Mas eu posso ajudar você a entender isso…

Posso te ajudar a clarear as ideias e assim, resolver as principais dúvidas que estão dentro da sua cabeça agora!

Você topa me acompanhar em uma viagem de conhecimento para entender as principais diferenças e semelhanças do Google Adwords e do SEO?

Então, vamos nessa!

No marketing digital, quem é o que?

Eu preciso que você entenda qual o papel do SEO e do Google Adwords dentro de uma estratégia de marketing digital, pois só dessa forma será possível que você contextualize todas as atividades que elas demandando, tudo bem?

SEO

Vamos começar pelo SEO ou em inglês, Search Engine Optimization que basicamente, é o conjunto de técnicas que tem como finalidade tornar todo o conteúdo de seu site mais interessante para os motores de busca. E quando falo nesses motores, não estou me referindo apenas ao Google, mas também ao Bing, ao Yahoo e diversos outros que existem na atualidade e que ainda estão por vir.

Quando se fala em trabalhar com técnicas de SEO, estamos falando em trabalhar com tráfego orgânico, ou seja, aquele vindo da busca natural do usuário através dos termos de busca. Não é necessário pagar para ser encontrado, no entanto é preciso combinar uma porção de estratégias para que essa missão se torne possível.

Google Adwords

Já o Google Adwords é uma ferramenta de links patrocinados, ou seja, com sua utilização você paga para fazer publicidade. No entanto, não é porque está investindo uma verba que ficará bem posicionado, uma vez que, será através da boa escolha das palavras chaves, do lance dado e da qualidade do seu score que seus anúncios serão impressões.

Para anunciar, você precisará pagar! É preciso deixar claro que é uma ferramenta que exige verba, diferente do SEO, mas também tem o poder de lhe entregar resultados muito mais rápidos.

Com a utilização do Adwords, você tem a opção de anunciar para mobile, em toda a rede de pesquisa, na rede de display e no Youtube. Todos juntos ou separados de acordo com a finalidade de sua campanha.

 

Google Adwords X SEO .

 

Deu para entender, mais ou menos, quem é quem perante o marketing digital e como as suas finalidades são diferentes? Acredito que sim, não é mesmo?

Agora, chegou o momento de fazer comparações entre eles para que você comece a entender qual é o melhor para ser usado em seu projeto.

Podemos começar?

Google Adwords X SEO – Semelhanças e diferenças

Já deu para entender que ambos fazem a utilização de palavras chaves para alcançar o seu objetivo final, seja ser encontrado através das buscas orgânicas ou então, ter seu anuncio impresso. Sendo assim, te apresento a primeira semelhança entre eles…

Não terá como fugir, independe da estratégia que você escolha usar, as palavras chaves vão aparecer, com isso prepare-se para dominar esse assunto com todas as suas forças! É um grande conselho…

Mas será que é só nesse ponto que podemos comprar o SEO com o Google Adwords?

Claro que não, existem alguns outros pontos que merecem uma atenção especial..

Vamos lá?

Valores de Investimento

Falamos acima que o SEO é uma estratégia sem custo diferente do Google Adwords que demanda um valor de investimento inicial para ser utilizado, não é mesmo? Mas será que é realmente assim?

Precisamos analisar o macro da situação, pois até pode parecer que o SEO não vá te custar nada em um primeiro momento, porém será que você domina todas as técnicas e aplicações? E está preparado para aplicá-las?

Então, o que você está me dizendo é que você sabe programar um site, sabe criar conteúdo de qualidade, site fazer as adaptações mobile, consegue criar o planejamento de ação do material e ainda ter tempo para estar com a família?

Eu até concordo que é possível, mas se você por um iniciante vai precisar contar com a ajuda de profissionais da área, seja uma agência especialidade ou um freela para te dar uma mão em algum setor e certamente isso tem um custo de investimento.

O mesmo custo você terá com o leilão de palavras chaves, pois como para anunciar será necessário investir um valor, por mais que não tenha um mínimo ou um valor fixo, uma quantia terá que ser aplicada e tudo isso precisa ser incorporado nos valores de investimento de seu projeto.

Rapidez na entrega de resultado

Esse é um ponto que apresenta uma diferença muito importante em ambas as ferramentas, pois enquanto o SEO demora um bom tempo para lhe trazer resultado, o Google Adwords pode lhe entregar tudo muito rápido.

A grande diferença é que o SEO aumenta as suas possibilidades de gerar autoridade perante o seu nicho, já que você não está pagando para aparecer e sim, construindo uma base sólida de trabalho, baseando em qualidade da informação.

Podemos afirmar que um é melhor do que ou outro? Claro que não e o mais correto é que você trabalhe ambos em seu projeto, pois dessa forma você constrói o seu reinado ao mesmo tempo em que consegue visualizar os resultados.

Para a obtenção dessas métricas, o Google Adwords dispõe do Google Analytics que lhe apresenta números e informações bem precisas. Já o SEO, é mais complicado de mensurar esses resultados, pois trabalha com diversos elementos que precisam ser analisados separadamente.

 

Google Adwords X SEO .

 

Duração da Estratégia

Gosto de definir a utilização do Google Adwords como uma estratégia para ser usada á curto prazo, pois já iniciamos uma campanha com tempo definido, ou seja, ela tem data certa para iniciar e para acabar.

Já quando estamos trabalhando com SEO é um tipo de estratégia que precisa ser utilizada durante toda a existência de seu projeto, pois serão necessárias atualizações e melhorias diárias para que os bons resultados continuem aparecendo.

Onde vou aparecer?

Bom, quando falamos em anúncios do Google Adwords, devemos saber que amos aparecer apenas dentro da própria plataforma do Google, seja no Youtube, em sites parceiros, na rede de pesquisa, na rede de display no  mobile se fizermos essa programação.

Quando falamos em SEO, temos a possibilidade de uma maior abrangência, visto que estamos ligando com diversos buscadores. No entanto, precisamos ter a noção de que a grande maioria dos usuários já tem o Google como a sua página inicial principal, logo as chances de ter um bom resultado aumentam muito.

É preciso sempre avaliar qual é o melhor formato de estratégia e como o seu público alvo se comporta na rede para que assim, seja possível escolher a melhor maneira de trabalhar suas estratégias.

Estamos encerrando esse conteúdo e você deve estar com a impressão de que eu falei, falei, mas não bati o martelo para nenhum dos lados, não é mesmo? Realmente, você não está errado, pois minha intenção não era fazer isso.

Até porque, em meus projetos próprios eu trabalho ambos, pois julgo totalmente necessário. Então, eu mantenho uma estratégia fica de SEO, mas de tempos em tempos para dar uma turbinada, eu anuncio no Google Adwords e assim, acelero os meus resultados. Te aconselho que você faça o mesmo…

 

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Fonte: Mestre do Adwords