Muitas empresas perceberam a importância da internet para manterem-se competitivas no mercado. Entretanto, com o novo cenário digital, apenas a criação de um ambiente virtual não garante resultados. A manutenção de site também é imprescindível para obter uma boa performance digital.

Além de criar um site, a empresa deve ter consciência da importância de mantê-lo ativo, realizando as atualizações necessários da plataforma de hospedagem, assim como produzindo conteúdo próprio e atualizando as informações.

Realizar a manutenção preventiva do site garante que os usuários sempre tenham uma experiência de navegação positiva, além de evitar prejuízos decorrentes de invasões de hackers e alta taxa de rejeição de potenciais clientes.

Esse investimento vale a pena tanto pelas novas oportunidades de negócio geradas, quanto por evitar que seja necessário reformular completamente o site em pouco tempo, o que é muito mais custoso e menos eficiente do que mantê-lo sempre atualizado e em perfeito funcionamento.

Acompanhe conosco nesse post 5 ótimos motivos para você incluir a manutenção de site no planejamento estratégico do seu empreendimento!

Por que se importar com a manutenção de site?

1. Segurança

O primeiro motivo deve-se à segurança tanto da empresa, quanto dos clientes.

Sistemas de gerenciamento de conteúdo, como o WordPress, por exemplo, liberam atualizações constantemente, visando corrigir bugs e adicionar patches de segurança.

Sistemas e plataformas desatualizados são alvos fáceis para hackers que, além de prejudicar o site, podem inserir malwares que infectam o computador do visitante.

Ou seja, o cuidado com as atualizações é o primeiro passo para garantir segurança para as informações da empresa, assim como resguardar os usuários, principalmente aqueles que fornecem dados pessoais para a empresa via formulários no site.

2. Experiência do usuário

Um site atualizado está diretamente relacionado com uma boa experiência para o usuário. Sites antigos e desatualizados podem ter problemas para serem exibidos nas novas versões dos navegadores, impedindo que o usuário chegue às informações que procura sobre a empresa.

Outra questão recorrente é manter links e fomulários de contato funcionando corretamente. Nada mais frustrante para o usuário que acessar uma página e ela exibir o famoso “Erro 404”, que pode indicar que a página não existe mais, por exemplo.

As informações de contato da empresa, como telefone, endereço e e-mail devem estar sempre atualizadas. Caso a empresa forneça preços pelo site, eles também devem estar de acordo com os da loja física, sob risco, inclusive, de ser acusada de propaganda enganosa.

Um aspecto recente e importante para proporcionar uma melhor experiência ao usuário consiste na adaptação de sites e blogs institucionais para o formato mobile.

O site responsivo permite que usuários utilizem diferentes tipos de dispositivos móveis para acessar o site sem perda da qualidade da navegação. A manutenção de site também é responsável por manter o site no mobile em perfeito funcionamento e segurança.

3. Mecanismos de busca e ranqueamento de palavras-chave

Os mecanismos de busca como Google, Yahoo!, Bing e outros estão sempre refinando os códigos para melhorar a experiência do usuário. Com isso, sites muito antigos e desatualizados foram quase que totalmente banidos das ferramentas de busca.

O ranqueamento de palavras-chave e a melhor exibição nos mecanismos de busca dependem diretamente da manutenção do site e da frequente atualização com novos conteúdos que sejam do interesse dos usuários.

Quanto mais investir em novas postagens e materiais, maior será a relevância do site nos mecanismos de busca e mais palavras-chaves poderão ser ranqueadas, convertendo tráfego de qualidade para o site, aumentando as oportunidades de conversão e, consequentemente, de vendas.

4. Nutrição de leads e relacionamento com o cliente

Os novos comportamentos de compra tornaram os clientes mais exigentes no processo de decisão de compra. Atualmente, os consumidores buscam informações sobre o produto e sobre a empresa antes de finalizarem uma aquisição.

Com isso, para manter os clientes engajados com a marca e satisfeitos com a experiência de compra, é fundamental adotar estratégias de relacionamento com o cliente e nutrição de leads, que envolve a produção e divulgação de conteúdos de qualidade.

Quando um potencial cliente acessa o site em busca de informações, ele quer descobrir o que a empresa tem a oferecer para ele. Dessa forma, sites desatualizados ou que não publicam conteúdos com frequência, rapidamente vão perder a atenção do consumidor, que vai buscar em um site concorrente as informações que não encontrou.

Manter um blog corporativo próprio, com conteúdos originais e ricos, além de capturar a atenção do consumidor, também permitirá que a empresa melhore o posicionamento nos mecanismos de busca e consolide sua presença online.

5. Backup do site

Por fim, a manutenção de site é essencial para a realização periódica de backup. Essa prática pode ser realizada tanto manualmente como por meio de serviços automatizados. Entretanto, indica-se um conhecimento mínimo sobre desenvolvimento web para realizar esse tipo de atividade.

O backup garante que todos os dados contidos no site, como imagens, páginas, textos etc. estejam armazenados em um local seguro. Assim, evita-se que tudo seja perdido tanto em um desastre natural quanto devido a um malware.

Uma frequência segura e indicada para realização do backup do site é mensalmente. Esse período pode variar de acordo com a complexidade do site e necessidade da empresa.

Mas afinal, como realizar uma manutenção de site eficaz?

A manutenção preventiva de um site envolve tanto práticas relacionadas com programação e desenvolvimento web, quanto com produção de conteúdo, testes de redirecionamento, cuidados com formulário, atualização de informações, design, conhecimento de boas práticas de marketing digital, etc.

Muitas companhias optam por realizar a manutenção de site internamente. Esse tipo de prática pode ser realizada eficazmente por empresas que tenham um departamento de TI próprio ou pessoal de marketing com experiência em desenvolvimento de sites.

Mais recentemente, devido ao melhor custo-benefício, somado à importância de conhecimentos diversos para realização de uma manutenção de site eficaz, mais empresas optam por contratar uma empresa de desenvolvimento web ou agência de marketing digital especializada.

Nesses casos, a empresa responsabiliza-se por todas as atividades de manutenção, realizando uma atuação preventiva e garantindo que não haja problemas decorrentes de desatualizações.

Quer saber mais sobre manutenção de site e como essa boa prática de marketing digital impacta os resultados da sua empresa? Entre em contato com a nossa equipe. Ficaremos felizes em ajudá-lo!

 

Fonte adaptada de: 
Digital Pixel