No que devo ficar atento ao contratar uma empresa para desenvolver meu site?

“Na hora de contratar uma empresa para desenvolver o site da sua empresa ou mesmo um site pessoal, alguns itens muito importantes devem ser levados em conta.”

Por isso, a AGT separou algumas dicas para ajudar na hora da escolha.

1 – Porfólio:
Essa empresa tem um portfólio com bons clientes, variedade de ramos de atividades, são empresas sérias e confiáveis? Verifique se os projetos são modernos, bonitos e responsivos. Teste-os no seu smartphone.

2 – Proposta:
Para evitar problemas após a contratação, certifique-se que na proposta constam todas as características, funcionalidades, prazos e etapas do projeto.

3 – Planejamento:
Para que o projeto seja um sucesso e não apenas linhas de código desenvolvidas por programadores, deve-se levar em consideração qual o planejamento proposto pela empresa/agência para seu site. Por ex: não basta que a empresa desenvolva um site bonito e elegante. Deve haver um estudo dos concorrentes, público alvo, objetivos do projeto, região de atuação, tecnologia, entre outros.

4 – Contrato:
Deve ser fornecido um contrato bem elaborado contendo todos os itens da proposta, responsabilidades, prazos, deveres de cada parte, protegendo todos envolvidos no negócio.

5 – Pós-entrega:
Item importantíssimo! Não basta apenas colocar o site no ar e dizer adeus. Sites requerem testes a/b, ajustes, modificações de layout, personalização, criação de novas páginas e funcionalidades, proteção contra vírus, malwares, invasão, manutenção preventiva, rotina de backups mensal. É bem fácil perder todo o site e não conseguir recuperar! Imagine se isso acontecer com um jornal, com 100 postagens por dia no site. Deve-se ter todo backup atualizado e sempre assegurar que o site esteja no ar sem problemas. Verifique se a empresa presta um serviço adequado de manutenção e suporte pós-entrega.

6 – Tutorial de Gerenciamento:
A empresa em questão oferece um tutorial completo para o gerenciamento de seu site? Presencial? Via vídeo? Ou ela tem um tutorial genérico para todos seus sites?

7 – Credibilidade:
É sempre bom ver depoimentos ou até mesmo entrar em contato com alguma empresa do portfólio do cliente para perguntar como foi o projeto, relacionamento, responsabilidade, etc.

8 – Templates Prontos:
Um grande perigo. Afinal, você está pagando por uma solução personalizada para seu website, ou você quer algo pronto e apenas modificado ou readaptado para seu site? Verifique se a empresa desenvolverá um site a partir do zero ou se utilizará de algum template.

9 – Orçamento e prazos:
Suspeite imediatamente de valores muito baixos, fora do mercado e também de prazos muito curtos para projetos com bastante complexidade ou extensos.

10 – Comprometimento:
Por fim, busque uma empresa que seja comprometida com o sucesso do projeto. Uma empresa que busca trazer resultados para você e sua empresa com certeza é a escolha certa.

Gostou? Que tal realizar um orçamento para desenvolver seu site?

Solicite um orçamento sem compromisso. Clique aqui!