Dados recentes mostram que o número de perguntas feitas no StackOverflow é tão baixo quanto era em 2009 – quando o StackOverflow tinha um ano de existência.

O volume de perguntas feitas no StackOverflow começou a cair rapidamente depois que o ChatGPT foi lançado em novembro de 2022, e a queda continua em 2025 em uma velocidade alarmante. Dados recentes mostram o quão ruins as coisas estão, cortesia do engenheiro de software, Theodore R. Smith, um dos 1% principais contribuidores do StackOverflow. Ele compartilhou o número de perguntas postadas por usuários neste dump do Gist.

O StackOverflow não via tão poucas perguntas feitas mensalmente desde 2009! O gráfico mostra a queda acentuada no uso acelerada com o lançamento do chatbot da OpenAI, e é fácil descobrir o porquê: os LLMs são os mais rápidos e eficientes em ajudar os desenvolvedores a “desembaraçar” a codificação.

Antes do surgimento dessa tecnologia, o StackOverflow era a opção superior ao Google na esperança de encontrar uma postagem de blog que respondesse a uma pergunta. E se você não conseguisse encontrar uma resposta para um problema, você poderia postar uma pergunta no StackOverflow e alguém provavelmente a responderia.

O declínio do StackOverflow na verdade começou antes do ChatGPT, embora seja fácil culpá-lo pela queda nas perguntas feitas.

Em abril de 2020 – um mês após o início da pandemia de Covid-19 – o StackOverflow viu um aumento de uso de curta duração. No entanto, por volta de junho de 2020, o site viu um declínio lento e constante nas perguntas feitas. O ChatGPT apenas acelerou o declínio no número de perguntas.

A partir de 2018, o StackOverflow atraiu mais críticas por suas políticas de moderação. Por um lado: o StackOverflow depende de moderadores para desduplicar perguntas, fechar postagens fora do tópico e manter as coisas civilizadas. Mas a moderação passou a parecer hostil aos iniciantes, onde os recém-chegados lutavam para postar perguntas que não eram imediatamente fechadas por um moderador. Fazer uma pergunta que permaneceria aberta tornou-se um esforço em si, o que foi intencional . Mas é fácil ver por que uma barreira maior para fazer perguntas resultou em menos perguntas sendo postadas.

O StackOverflow aparentemente parou de inovar – e isso pode ter resultado na queda inicial de perguntas. Como o leitor Patrick Burrows observou nos comentários do artigo original:
“O Stack Overflow nunca fez uma transição para respostas em vídeo (não sei se eles tentaram), o que provavelmente explica o início de sua popularidade decrescente. Goste ou não, os jovens (incluindo jovens programadores) se sentem mais confortáveis ​​assistindo a vídeos para obter respostas do que lendo texto. Até hoje, você não consegue fazer ou responder a uma pergunta facilmente com um vídeo. A

gerência e os executivos do Stack Overflow deveriam ter reconhecido essa tendência e se mantido atualizados. Eles podem apontar os LLMs como matadores de seus negócios se quiserem (e tenho certeza de que farão isso), mas não estavam tentando permanecer relevantes, modernizar ou atualizar seu produto.

(Pessoalmente, odeio ter que assistir a vídeos para obter respostas para as coisas… mas estou velho.)”

E não é só vídeo. Por volta de 2020, os desenvolvedores começaram a participar de grupos de programação no Discord ou Telegram: lugares onde fazer perguntas era muito mais fácil do que no StackOverflow. Assim como o StackOverflow não teve resposta à ascensão do vídeo Q&A: o produto não respondeu a pessoas como o Discord. Se estou sendo honesto: o produto parou de inovar.

O declínio era visível o suficiente há um ano, quando olhamos pela última vez. Um ano atrás, perguntei se os relatos da queda do StackOverflow eram exagerados. Naquela época, os dados pareciam sombrios.

Na época, a empresa culpou parte do declínio no tráfego do mecanismo de busca. No entanto, um ano depois, é seguro assumir que o StackOverflow precisa de um milagre para que os desenvolvedores comecem a fazer perguntas novamente nos mesmos números de antes.

A queda nas perguntas indica que problemas estão por vir. A maior parte do tráfego do StackOveflow vem de mecanismos de busca, então é improvável que esse declínio tenha uma queda imediata igualmente dramática nas visitas. No entanto, qualquer queda pode se transformar em um ciclo vicioso: com menos perguntas feitas, o conteúdo do site se torna datado e menos relevante, pois menos perguntas significam menos respostas atualizadas. Por sua vez, o site obtém menos tráfego de mecanismos de busca, e os visitantes que chegam ao site por meio de pesquisa encontram respostas lamentavelmente desatualizadas.

O declínio do StackOverflow é um exemplo de quão disruptivo o GenAI pode ser para negócios anteriormente estáveis. O StackOverflow foi adquirido por US$ 1,8 bilhão em 2021 pela empresa de private equity Prosus e, mesmo com declínio moderado de tráfego, o site era um dos sites mais confiáveis ​​para engenheiros de software, tornando-o um ativo valioso. Mas os novos dados indicam um declínio irreversível e é difícil ver como o StackOverflow será relevante no futuro.

O StackOverflow ainda vende um produto Teams para perguntas e respostas internas. Ainda assim, a queda do tráfego público do StackOverflow sugere que antigos usuários preferem usar LLMs internos nas empresas para fazer perguntas, em vez de usar um site semelhante ao StackOverflow.

O capital privado geralmente tem a reputação de adquirir empresas pelos menores preços possíveis e, então, extrair dinheiro delas. No caso do StackOverflow, podemos ver o oposto: uma empresa de capital privado arriscando uma grande aquisição e tendo uma perda considerável.

Outra pergunta: onde os LLMs obterão dados de treinamento de Q&A de codificação no futuro? De certa forma, parece-me que o StackOverflow é vítima dos LLMs ingerindo dados em seu próprio site de Q&A e fornecendo uma interface muito melhor para os desenvolvedores resolverem problemas de programação. Mas agora que o site recebe muito menos perguntas e respostas, de onde virão os dados de treinamento?

Esta é uma pergunta sem uma resposta clara, semelhante àquela sobre de onde virá a próxima geração de engenheiros de software iniciantes, quando a maioria das empresas contrata menos do que antes porque os LLMs podem fazer praticamente o mesmo trabalho que um humano recém-qualificado?

Espero que o setor se adapte: talvez os LLMs no futuro não sejam tão bons quanto hoje em responder perguntas como as do StackOverflow, mas terão outros recursos mais avançados para compensar isso; como testar várias soluções e validá-las, ou agentes de codificação podem se tornar mais úteis.

O mesmo se aplica à questão dos engenheiros iniciantes: a indústria de tecnologia sempre se adaptou, e não vejo que seja diferente desta vez.

Fonte adaptada de: The Pragmatic Engineer