Vamos falar um pouco sobre projetos sem resultado e quais os cuidados a se tomar ao escolher uma empresa para desenvolvimento do seu projeto de website.

Analisando a Web

Quando falamos de sites, muitos pensam apenas em um endereço url que é acessado através de um navegador, e nele é interpretado todo o visual do site: HTML, CSS, JavaScript, jQuery e imagens. A grosso modo seria isso, sem falar das conexões com banco de dados, back-end, lógica de programação, hardware para projetos maiores, etc.

Na verdade, estamos falando de negócios, estratégias, resultados, dinheiro, marketing, soluções, entre outros.

Eu lhe pergunto: Qual o maior meio de comunicação hoje em dia? Onde você procura telefones e endereços? Prestadores de serviços? Produtos para comprar? Imóveis para alugar? Locais para anunciar seus produtos ou serviços? Procurar por informações? Locais para se divertir? Datas de eventos? Promoções? E por aí vai…

Vamos analisar o cenário abaixo (casos reais):

1º – Empresas solicitam criação de sites diariamente, e elas vem com a seguinte linha de pensamento:

“Preciso de um site para minha empresa. Vou fazer um orçamento.”
“A empresa que me oferecer o orçamento mais barato e com menor prazo será a escolhida para desenvolver meu projeto (se é que pode-se chamar de projeto)”.
“Eu estarei economizando dinheiro e futuramente conseguirei meus objetivos e mais clientes para meu negócio!”

2º – Orçamento pra lá de barato… Site pronto em 5 dias…

3º Passam-se semanas, meses… e nada de resultado. Lá vem os questionamentos:

“Vocês não disseram que meu site ia aparecer no Google?”
“Não estou recebendo contatos através do meu site”
“O formulário não está funcionando!”
“Não consigo acessar meu site através de smartphones, por quê?”
“Achei meu site no Google, ele está na 65ª página”
“Meu concorrente direto tem retornos no site e eu não”

E por aí vai…

Existem anúncios no Google Adwords onde empresas “criam” sites à partir de R$ 200. Isso é um INSULTO à todos aqueles que investem tempo e dinheiro com estudos na área de web.

Já dizia o ditado: “O barato sai caro“.

Qual seria a solução dos problemas?

Esqueça esse projeto. Bola pra frente.

Seu site requer primeiramente um levantamento de requisitos, nem que seja o básico do básico: “Qual o objetivo do site?” Divulgação? Vendas? Qual seu público? E qual regiões sua empresa atua? Dependendo de cada caso, nós iremos lhe orientar sobre as melhores formas para atingir o objetivo de divulgação e conversão adequada.

Se seu site não é nem mobile, não compensa solicitar orçamento para uma empresa criar um Css responsivo para adequar o site. Primeiro porque pode ser que o desenvolvedor tenha feito tudo em pixels, posições absolutas, sem usar nada de porcentagem, css-inline, etc, o que levaria um grande tempo (custo) para adequar todas as novas classes e media queries.

Com bases em algumas análises rápidas, pode-se ver aonde erraram: Na hora de escolher a empresa para desenvolver o projeto.

O projeto ideal:

Buscando lhe atender da melhor maneira, a AGT trabalha da seguinte maneira:

Levantamento de Informações: É a fase onde coletamos todas as informações sobre o objetivo e sobre as características do projeto, público alvo, região de atuação, concorrentes, etc.

Layout e Design: Trabalhamos com layouts modernos, técnicas avançadas, sempre valorizando a marca, passando confiança ao usuário com uma ótima primeira impressão, e também proporcionando uma boa usabilidade e experiência para o usuário.

Desenvolvimento: Fase onde aplicamos a lógica de programação, desenvolvendo as funcionalidades do site, assim como integrações com bancos de dados, sistemas web, etc.

Prazo: Depende de cada projeto, mas a média de um projeto consistente é de 30 a 60 dias.

Suporte e manutenção: Nossa equipe prestará manutenção preventiva e corretiva, realizará rotinas de backups e atenderá solicitações de alterações e inclusões solicitadas pela sua empresa quando necessário, além de tirar qualquer tipo de duvídas.

Consultoria: Nós oferecemos diversas estratégias para conseguirmos atingir os objetivos propostos, utilizando diversas ferramentas, como Google Adwords, Facebook Ads, Gerenciamento de Mídias Socais (Face, Insta, Twitter), SEO, E-mail Marketing e etc.

Consulte nossos serviços:

Considerações finais

Espero que essas informações tenham sido úteis para vocês, tenho certeza que irão ajudá-los na hora de escolher a empresa correta para realizar o desenvolvimento de sites, sistemas web, soluções web, entre outros.

 

Autor:
Tiago Costa – Diretor de Negócios (AGT Web & Design)