O Facebook anunciou o lançamento do WhatsApp Business, uma versão para empresas usarem o WhatsApp em seus negócios

O Facebook anunciou o lançamento do WhatsApp Business, uma versão para empresas usarem o WhatsApp em seus negócios. Em 2014, quando o Facebook comprou o WhatsApp, muita gente se questionou sobre qual seria o futuro do mensageiro instantâneo. E, principalmente, como o Facebook iria monetizar esse aplicativo. Após todos esses anos, finalmente tivemos um indicativo sobre isso!

Atualmente, o WhatsApp possui uma base de 1.3 bilhão de usuários ativos em todo o mundo. Mas, todo esse pessoal não utiliza o WhatsApp apenas para fins pessoais. Nós temos quase certeza que, se você está lendo esse texto, significa que você usa o WhatsApp também em seus negócios.

Segundo um comunicado oficial do Facebook, “muitas conexões já estão ocorrendo todos os dias, seja alguém fazendo um pedido com uma padaria local ou olhando novos estilos de uma loja de roupas”.

Mas o Facebook sabe que a maneira como os negócios acontecem hoje dentro do WhatsApp é bem rudimentar. Eles ouviram muitos comerciantes e decidiram lançar uma versão específica para empresas.

Perfil Verificado no WhatsApp

Em comunicado oficial, o Facebook afirma que “sabemos que as empresas têm muitas necessidades diferentes. Por exemplo, eles querem uma presença oficial — um perfil verificado para que as pessoas possam identificar um negócio de outra pessoa — e uma maneira mais fácil de responder às mensagens”.

A possibilidade de ter um perfil verificado no WhatsApp está funcionado em um projeto-piloto. Ou seja, apenas alguns perfis experimentais estão recebendo a verificação.

Se você notar um selo verde ao lado do nome de um contato na sua lista, significa que o WhatsApp verificou que o número de telefone deste contato pertence a uma conta comercial.

Essa será a maneira de diferenciar os perfis pessoais e empresariais no WhatsApp

Como verificar uma conta no WhatsApp

Como essa função ainda está em fase de testes, o pedido de verificação de conta no WhatsApp não está aberto para todos os perfis comerciais.

Se você está interessado em testar esses novos recursos do WhatsApp, você pode preencher uma pesquisa. Essa é uma maneira de demonstrar seu interesse no programa de testes do WhatsApp.

Importante: responder à pesquisa não garante acesso antecipado ao programa de testes.

Perfil para empresas

Existem mais opções de configuração dos perfis comerciais.

Além da foto e nome de perfil, também será possível definir a localização, o tipo de empresa, uma descrição do seu negócio, seu endereço de e-mail e adicionar seu site.

Estatísticas da sua conta

Nas configurações da sua conta, será possível ver as estatísticas da sua conta. Informações com o número de mensagens enviadas, entregues, lidas e também recebidas vão surgir na sua tela.

Respostas automáticas no WhatsApp Business

E uma novidade muito bacana que indica um possível surgimento de robôs para o WhatsApp. Será possível definir respostas automáticas para quando você estiver fora do seu horário de expediente.

Vai ter um calendário onde você pode escolher os dias e horários em que você não esteja fazendo atendimentos. Você vai adicionar uma mensagem-padrão para os clientes receberem automaticamente caso entrem em contato com você nesse período.

Migração de Conversas

Segundo os termos de uso do aplicativo, você vai poder migrar as suas conversas antigas para a nova conta

Registro de número de telefone fixo

De acordo com as instruções de uso do WhatsApp Business, será possível cadastrar telefones fixos ao criar uma conta corporativa

O WhatsApp gratuito para pequenas empresas

Conforme explicado pelo WhatsApp:

“Estamos criando e testando novas ferramentas através de um aplicativo gratuito para pequenas empresas e uma solução empresarial para empresas maiores que operam em larga escala com uma base global de clientes, como companhias aéreas, sites de comércio eletrônico e bancos. Essas empresas poderão usar nossas soluções para fornecer aos clientes notificações úteis como horários de voo, confirmações de entrega e outras atualizações”.

Note que no comunicado oficial, a empresa diz que o WhatsApp Business terá uma versão gratuita para pequenas empresas, enquanto as companhias maiores terão uma solução empresarial maior (que possivelmente será paga).

Em entrevista ao Wall Street Journal, Matt Idema, chefe de operações do WhatsApp, afirma que “nós pretendemos cobrar empresas no futuro […] não temos detalhes de monetização”.

O jeito é aguardar, já que o WhatsApp não se pronunciou sobre como essa definição será feita para os perfis.

Fonte: Camila Porto

 

Você sabia que a AGT desenvolve soluções personalizadas de software? Entre em contato agora e automatize seu processo!

 

Solicite um orçamento sem compromisso. Clique aqui!