Informação de que Instagram limitará divulgação de posts a 7% dos seguidores revolta internautas; empresa nega mudança

A informação ganhou força nas redes sociais e trouxe uma enxurrada de críticas dos internautas. A rede social é muito usada por influenciadores digitais para divulgar seus negócios.

Circula nas redes sociais a informação de que o Instagram limitou os posts de usuários a apenas 7% dos seguidores. As mensagens pedem que os leitores comentem “sim” para melhorar o desempenho daquele perfil na rede social.

A assessoria do Instagram no Brasil informa que “esses rumores não são verídicos”. “O Instagram não esconde as publicações dos perfis para os seguidores.”

A informação ganhou força nas redes sociais e trouxe uma enxurrada de críticas dos internautas. A rede social é muito usada por influenciadores digitais para divulgar seus negócios.

A professora Josyane Lannes Florenzano de Souza, mestre em ciência da computação pela PUC-RS e professora do Centro Universitário Estácio, em Brasília, explica que desde 2016 o Instagram começou a melhorar seu algoritmo.

“Um algoritmo é um passo a passo de procedimentos para realização de uma tarefa”, diz ela. “O Instagram começou a melhorar esse algoritmo de que maneira? Ele inseriu dentro desse passo a passo o que a gente chama de aprendizado de máquina, que vem do inglês ‘machine learning’, que é um subcampo da ciência da computação, que realiza reconhecimento de padrões, enfoque em aprendizado computacional através da inteligência artificial.”

A inteligência artificial é uma simulação da inteligência humana. “Ele quer aprender com as pessoas que postam. Ele quer aprender com as pessoas que seguem. Por isso que, agora nos feeds, em vez de ser um feed cronológico, ele vai se interessar mais pelo conhecimento que as pessoas conseguem passar de umas para as outras”, afirma.

A tendência é que o feed mostre apenas o conteúdo que o usuário tem interesse, explica o professor. “Isso é a grande sacada do Instagram, em fazer uso desse aprendizado de máquina a partir dessas informações que a inteligência artificial vai alimentar. E quem vai alimentar? Somos nós mesmos, cada usuário, à medida que entra, à medida que posta, vai alimentando essa base de conhecimentos.”

Uma das mensagens que circulam na rede diz: “O Instagram limitou nossos posts para que apenas 7% dos nossos seguidores vejam! Se você viu esse post comente “sim.” Isso irá melhorar nossos algorítimos, então você começará a receber meus posts novamente”.

Outra mensagem afirma: “O Instagram está limitando as visualizações dos nossos posts a apenas 7% do público que nos segue. Para não ficar fora do nosso conteúdo e nem das nossas promoções ativem as notificações e assim que virem esse post comentem, pode ser qualquer coisa, um emoji que seja, isso vai manter vc sempre a par de tudo o que rolar aqui na nossa loja”.

A rede social nega que o teor dessas mensagens seja verdadeiro.

Fonte: G1

 

Você sabia que a AGT desenvolve soluções web personalizadas? Entre em contato agora e venda mais!

 

Solicite um orçamento sem compromisso. Clique aqui!