Musk se emociona com lançamento da SpaceX ‘após 18 anos de trabalho’

“Envio de astronautas da Nasa ao espaço no último sábado (30) foi o primeiro realizado por uma empresa privada”

Fundador da SpaceX, Elon Musk ficou bastante emocionado após o sucesso no lançamento da espaçonave Falcon 9 com astronautas da Nasa no último sábado (30). Em entrevista coletiva, o empresário afirmou que estava difícil até para falar. “Foram 18 anos trabalhando para esse objetivo, por isso é difícil acreditar que aconteceu”, destacou.

A SpaceX foi a primeira empresa privada a enviar astronautas para o espaço. Assim, acabou a dependência da agência espacial americana de utilizar o foguete russo Soyuz para mandar seus homens para a Estação Espacial Internacional (ISS). “Acho que isso é particularmente importante para os Estados Unidos, mas isso é algo que eu acho que a humanidade deveria estar empolgada com o orgulho de ter ocorrido neste dia”, afirmou Musk.

Com a chegada dos astronautas à ISS, a SpaceX vive a expectativa de, daqui a quatro meses, trazer os profissionais de volta à Terra. “O retorno é mais perigoso em alguns aspectos do que o lançamento. Portanto, para declarar a vitória, precisamos trazê-los para casa com segurança e garantir que estamos fazendo tudo o que pudermos para minimizar esse risco de reentrada”, finalizou.

A próxima missão da empresa deve acontecer em agosto, quando levará mais dois astronautas americanos e um agência espacial japonesa para a ISS.

Fonte: Olhar Digital