Redes 5G devem atender a 40% do planeta até 2024, prevê estudo

5g

“Com diversos testes sendo realizados ao redor do planeta, as primeiras redes 5G devem ser lançadas comercialmente entre o fim de 2018 e meados de 2019”

Apesar de ainda parecer distante do Brasil, as redes 5G podem crescer bem mais rápido do que o esperado. De acordo com um levantamento da Ericsson, a novas redes móveis de alta velocidade devem cobrir 40% do mundo até 2024. Além disso, a expectativa é que a nova tecnologia transporte 25% de todo o tráfego móvel no mesmo ano.

Com diversos testes sendo realizados ao redor do planeta, as primeiras redes 5G devem ser lançadas comercialmente entre o fim de 2018 e meados de 2019. Nesse período, também é aguardada a chegada de smartphones com suporte à tecnologia. Superadas as dificuldades dos primeiros empreendimentos, a Ericsson acredita que o ritmo de adoção dessas redes móveis crescerá exponencialmente.

Em seu estudo, a companhia destaca ainda que o 5G deve ser bastante impulsionado pelo mercado de internet das coisas (IoT). Até 2024, são esperados que o número de conexões móveis feitas por aparelhos de IoT chegue a 4 bilhões. Isso, inclusive, tem despertado o interesse das principais operadoras dos Estados Unidos e adiantado as discussões sobre regulações de frequências ao redor do mundo.

Outra previsão para 2024 é que o número de assinaturas de serviços 5G cheguem a 1,5 bilhão em 2024, alcançando cerca de 17% do total naquele ano. De acordo com a publicação da BGR, as previsões também são reforçadas pela Axios, que acredita que o 5G será a tecnologia de transmissão sem fio com adoção mais rápida da história.

Apesar de toda o otimismo em torno do 5G, as redes LTE ainda devem continuar liderando as conexões móveis no mundo por alguns anos. A expectativa é que as redes 4G continuem crescendo no planeta até alcançar 5,4 bilhões de assinaturas em 2024. O número deve representar cerca de 60% da prestação de serviços de conexões móveis no período.

Fonte: Olhar Digital

 

Você sabia que a AGT desenvolve soluções web personalizadas? Entre em contato agora e venda mais!

 

Solicite um orçamento sem compromisso. Clique aqui!